Raspberry Pi Zero W com Wi-Fi e Bluetooth

Postado em 03/03/2017 por Luiz Volso

A Fundação Raspberry Pi, no contexto de comemoração do seu quinto aniversário, anunciou um novo mini-PC, o Raspberry Pi Zero W. Este novo equipamento custa apenas 10 dólares e destaca-se por ter suporte para Bluetooth 4.0 e também redes wifi com a tecnologia 802.11n.

Em novembro de 2015 a Fundação Raspberry Pi lançou no mercado o Raspberry Pi Zero, o computador de 5 dólares. Esta placa era uma evolução do Raspberry Pi A, contudo é menor e mais barata.

Agora, passados 15 meses, a Fundação Raspberry Pi anunciou o novo Raspberry Pi Zero W que se destaca pelo fato de vir com suporte para Wireless e Bluetooth 4.0, e por custar apenas $10.

Caraterísticas do Raspberry Pi Zero W

CPU:Broadcom BCM2835 a 1GHz, single-core

RAM: 512MB

Interfaces:

Mini-HDMI port

Micro-USB On-The-Go

Micro-USB power

40-pin GPIO header

Conector CSI câmera

802.11n wireless LAN

Bluetooth 4.0

Ele ainda traz o conector CSI dedicado para câmera, também incluso na versão 1.3 do Pi Zero, além, é claro, das novas conexões Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.0. Dessa forma, o Pi Zero W finalmente não precisará de acessórios para se conectar à internet ou outros dispositivos sem fio.

Tal como aconteceu com o Raspberry Pi Zero, não se sabe como será o fornecimento a longo prazo, até hoje todas as lojas oficiais limitam a compra de apenas uma peça por cliente. Além do Raspberry Pi Zero, a Fundação Raspberry Pi apresentou também uma case oficial com suporte para câmera.

Case oficial vermelha e branca do raspberry pi zero w

Veja abaixo o vídeo oficial:

Onde Comprar

pimoroni.com/zerow

thepihut.com/raspberry-pi-zero-w

adafruit.com/pizero

canakit.com/raspberry-pi-zero-wireless.html

microcenter.com/product/475267/Raspberry_Pi_Zero_Wireless

canakit.com/raspberry-pi-zero-wireless.html

buyzero.de/collections/raspberry-pi-zero-kits

kubii.fr/fr/151-pi-zero-w

samm.com/category/172/raspberry-pi-zero.html